Fone : (21) 2553-8370 | 8869-2903

Imagem home Jerder Saunas Imagem email Jerder Saunas

Breve histórico sobre sauna a vapor e seus benefícios

Historicamente, as saunas a vapor ou banho turco surgiram na Finlândia por volta do século XVII.

Naquele tempo, constava, segundo se tem notícia, de um cômodo simples, dentro do qual havia um caldeirão de barro, em que se fervia água com folhas de eucalipto.

Hoje, o processo é mais prático e simples. Caldeiras fabricadas em chapas de aço carbono de 1/8” e que são instaladas externamente ao ambiente da sauna, se encarregam de conduzir o vapor para dentro da mesma.

Esses ambientes são normalmente azulejados, inclusive o teto. Mas, a exemplo do que ocorre com os banheiros, o azulejo funciona apenas como peça de acabamento. Nada impede que se construa uma sauna com as paredes internas apenas rebocadas. É o caso de saunas rústicas e o ambiente esquentará da mesma forma.

É importante observar o tamanho do ambiente e a capacidade das caldeiras que gerarão o vapor.

Tal capacidade é normalmente calculada de acordo com a metragem cúbica do ambiente a que se destina a caldeira. Um tamanho bastante razoável para um ambiente de sauna doméstica é de 10m3 (larg. 2m, compr. 2m e altura 2,5m). Acomoda de 6 a 8 pessoas de cada vez e a temperatura interna da sauna costuma ficar em torno de 40ºC, considerada ideal.

O custo de utilização das caldeiras é muito baixo. No caso de ambiente com as dimensões descritas acima, se a caldeira for a gás, pode-se dizer que um botijão de 13Kg será suficiente para mais ou menos 8 sessões de sauna de 2 horas cada. Se a caldeira for à lenha, o custo pode ser ainda menor.